terça-feira, 27 de outubro de 2015

Abrindo os trabalhos!

Olá, pessoal, tudo bem?

Sejam todos muito bem vindos ao blog "É Só Professor?". Neste post inicial de boas vindas, farei algo como um FAQs sobre o blog. Espero imensamente que vocês leitores gostem bastante, e que esta página seja um instrumento, ainda que pequeno, para que consigamos tornar o nosso país um lugar melhor. Vamos às questões!

Por que "É Só Professor?"?

Este título tem a ver com algumas situações da minha vida. A primeira, na qual eu me sinto quase um músico. Como vocês sabem, todo músico ouve a pergunta: "E você vive só de música ou faz outra coisa?". Pois bem, se você é professor também já ouviu algo do tipo: "E você é só professor ou faz mais alguma coisa?". Isto quando a pessoa não acerta o baço com: "É só professor ou também trabalha?".

Além disso, às vezes a gente está chegando perto do fim da aula, e sempre vem um "engraçadão" perguntar: "É só, professor?". Ou, mais próximo do real: "Só isso, fessor?" (sic.). Na segunda situação tem uma vírgula que não tem na primeira, mas mesmo assim, achei que valia a menção.

Quem é você?

Meu nome é Vinícius Simionatto. Tenho hoje 29 anos e sou engenheiro de controle e automação, mestre e doutor em engenharia mecânica, tudo isso pela Unicamp. Sou professor de engenharia, porque sempre quis ser professor. Apesar de no início a minha vontade ser de ensinar Matemática.

Com relação aos títulos, eu normalmente assino (como no blog!) com o título de doutor, para de alguma forma informar a minha qualificação. Porém, não gosto de ostentar este título, porque de alguma forma me aparenta uma certa soberba. Contudo, gosto do título de professor, porque é algo que conquistamos com respeito.

O que o levou a criar o blog?

Tenho passado por muitas situações, no ensino e em minha vida cotidiana, que no início me despertaram certa revolta. Depois desta primeira fase, entendi que a minha atuação como professor tem necessariamente que se estender para fora da sala de aula, em contato com a comunidade ou sociedade, se eu de fato quiser melhorar o país em que vivemos. Por isso, cá estou!

Qual é o público alvo do seu blog?

Quando escrevo meus posts, penso não só nos colegas professores, mas também em todos aqueles que são alunos e estudantes, ou de alguma forma estão envolvidos na educação de qualquer pessoa. Trocando em miúdos, penso em colegas de profissão de qualquer nível de ensino, alunos que buscam melhorar sua condição de aluno ou desejam se tornar professores, pais de alunos e responsáveis, e finalmente qualquer um que esteja interessado em educação e ensino.

O que você pretende discutir no seu blog?

Eu entendo que a discussão sobre educação é um tema extremamente vasto. Assim, pretendo discutir os temas mais diversos, como situações vividas, técnicas de ensino, novos materiais, novas culturas, política de educação no Brasil, enfim, qualquer tema relacionado à educação que eu julgue relevante e que chame a minha atenção.

Sei que alguns temas, como técnicas pedagógicas, exigem um conhecimento técnico da área que eu não possuo, pois não tenho nenhuma formação em pedagogia (problema este que será discutido por aqui). Porém, isto não deve impedir a discussão, mesmo porque há muitos outros professores de engenharia, por exemplo, que também não possuem esta formação. A discussão com pessoas que a possuem será com toda a certeza um ganho para todos.

Você sempre escreve muito?

Sim. Desculpa!

E o que mais?

Por enquanto é isso, pessoal. Estas foram as perguntas que eu imaginei que o leitor tivesse a princípio. Em caso de novas perguntas, não deixe de postá-las nos comentários que em breve posso fazer um "FAQs - O Retorno".

Espero que vocês gostem, participem, e se possível me ajudem a compartilhar esta página! Com toda a certeza, cresceremos todos e faremos do nosso Brasil um lugar ainda melhor.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se: nada substitui o bom senso. Faça seu comentário!