sábado, 7 de janeiro de 2017

Feliz 2017 e Projetos

Bom dia, queridos leitores,

Devo começar este post me desculpando (e muito!) pela longuíssima demora na produção de novos textos. Apesar da famigerada crise que vivemos, neste ano iniciei muitos projetos, e com isso não consegui dar ao meu blog (ou seja, a vocês) a atenção devida. Por isso, minhas sinceras desculpas.

Ainda neste breve preâmbulo, desejo a todos vocês um feliz 2017. Dentre tudo o que eu posso desejar, muito resumidamente desejo que este ano seja melhor do que 2016, o que é um grande alívio. Do mais, como diz o meu avô: “tendo saúde, o resto a gente corre atrás!” – Não é mesmo?

Feliz 2017!

Vamos ao ponto: no ano de 2016 abracei alguns projetos um tanto quanto desafiadores. Comecei o ano como professor de engenharia em uma faculdade de Jaguariúna (o que continuo a ser com orgulho), e estudante de pós-doutorado em Engenharia Mecânica na Unicamp (o que pretendo terminar na metade deste ano). Além destas funções, me tornei coordenador de um curso de engenharia e professor neste mesmo curso em Indaiatuba, além de passar 40 dias na Alemanha no 1º semestre a trabalho e iniciar um canal no YouTube voltado também à engenharia. Por isso não consegui postar nada neste blog depois de fevereiro. Mas não fiquem enciumados: também não postei nada ainda no meu canal novo (perfil procrastinador detectado!)

Neste ano pretendo me dedicar mais aos meus projetos (principalmente ao pós-doc, ao blog e ao canal), e para isso precisarei de uma certa ajuda de vocês. Pensei em algumas coisas aleatórias, e acho que a opinião de vocês seria muito válida neste momento (como deve ser sempre!). Segue uma lista de pensamentos, nos quais eu ainda estou em dúvida:

1) Com relação a este blog: deveria eu transformá-lo em um canal do YouTube, ou mesclar o conteúdo com o meu canal já existente?  Ou devo mantê-lo na forma de blog mesmo? (Lembrando que este é um blog cujo objetivo é discutir educação e ensino, normalmente voltado à engenharia, mas com o intuito de abranger todas as áreas). Meus pensamentos a respeito:

    a) Gosto do formato escrito porque permite a referenciação e estimula a prática da leitura.

    b) Contudo, o formato escrito restringe o público e exclui a grande maioria que não gosta de ler. Assistir um vídeo é mais fácil.

    c) Apesar de ser professor, eu acho que ainda escrevo melhor do que falo. Talvez as falas no vídeo sejam menos objetivas e eu consiga cobrir menos assuntos, ou de forma menos objetiva.

    d) Mas assistir um vídeo ainda é mais fácil.

2) Ainda sobre este blog, independente do formato, sobre que tipo de assunto eu devo escrever. Devo voltar os assuntos mais a técnicas e teorias de ensino (apesar de ter 0% de formação na área) ou devo falar mais do aspecto prático da coisa, no sentido de exibir o que eu acho falho na formação dos alunos que recebo, que formação está faltando, como o aluno pode fazer para aprender algo com mais facilidade, etc.

3) Sobre o canal no YouTube. Pensei que posso fazer um canal de duas formas: posso montar vídeo-aulas que sejam experimentos e que demonstrem certos fenômenos estudados na engenharia. Ou, em vez disso, posso montar um canal com vídeo-aulas básicas sobre os conteúdos nos quais os alunos de engenharia possuem mais dificuldade. Pensei em iniciar com cálculo e física, e depois transitar para as matérias específicas. Ou ainda, posso tentar mesclar ambos.

Enfim, com estes três dilemas eu inicio o ano de 2017. Por favor, comente neste blog ou no Facebook, ou me mande um e-mail, com sugestões com relação a estes três ou qualquer outro assunto que considerarem relevante, e eu tentarei incorporar as sugestões nos meus projetos!!


Muito obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se: nada substitui o bom senso. Faça seu comentário!